21 agosto 2011

Sociologia no E. Médio - Questões de Vestibular - O inicio da Sociologia


Questões de vestibular – Capitulo I – A Gênese Sociológica:

(UEL – 2006) Ao receber um convite para uma festa de aniversário, é comum que o convidado leve um presente. Reciprocamente, na festa de seu aniversário, este indivíduo espera receber presentes de seus convidados. Do mesmo modo, se o vizinho nos convida para o casamento de seu filho, temos certa obrigação em convidá-lo para o casamento do nosso filho. Nos aniversários, nos casamentos, nas festas de amigo-secreto e em muitas outras ocasiões, trocamos presentes. Segundo o sociólogo francês Marcel Mauss, a prática de “presentear” é algo fundamental a todas as sociedades: segundo ele, a relação da troca, esta obrigatoriedade de dar, de receber e de retribuir é mais importante que o bem trocado.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. O ato de presentear instaura e reforça as alianças e os vínculos sociais.
II. A troca de presentes cria e alimenta um circuito de comunicação nas sociedades.
III. O lucro obtido a partir dos bens trocados é o que fundamenta as relações de troca de presentes.
IV. O presentear como prática social originou-se quando da consolidação do modo capitalista de produção.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.

(UEM – 2009 - Verão) Sobre a relação indivíduo e sociedade, assinale o que for correto. 

01) O individual e o coletivo não estão separados, formando uma relação que fundamenta o processo de construção da vida social.

02) Uma questão social é um problema compartilhado por uma coletividade, ou seja, que não diz respeito somente aos interesses da vida privada.

04) Quando um operário assina um contrato com uma empresa, a relação estabelecida nesse acordo não é apenas entre indivíduos, mas também entre classes sociais: a operária e a burguesa.

08) A sociologia defende que, para uma pessoa ter sucesso, ela deve se libertar dos limites impostos pela socialização.

16) As pesquisas sociológicas comprovam que um indivíduo isolado, concentrado-se no poder  transformador do pensamento positivo, altera as condições objetivas de existência de todo um grupo. 

(UEM – 2011 - Verão) Questão  20

“(...) Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como conseqüência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu  próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social.”

DAHRENDORF, Ralph. Sociologia  e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza.  Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p.118-119.

Considerando o fragmento de texto acima, a constituição da perspectiva sociológica e a análise da sociedade capitalista, assinale o que for correto.

01) A Sociologia tem por objetivo solucionar os  problemas sociais resultantes da constituição da sociedade industrial, capitalista e moderna.

02) A Sociologia gerou mecanismos de compreensão da  sociedade industrial que possibilitaram investigar as mudanças de posição social dos indivíduos.

04) O advento da sociedade industrial explicita o caráter mutável e histórico das relações sociais, que é enfatizado pela moderna ciência social da época.

08) A consolidação da sociedade industrial independe do desenvolvimento científico e da afirmação da ciência como ferramenta de interpretação do mundo.

16) No século XVIII, identificamos um processo de transformação social que foi propício ao surgimento da Sociologia como disciplina científica. Por seu turno, a Sociologia, ao interpretar essa época, terminou por criá-la.


(UEM – 2011 - Verão) Questão  13. Assinale o que for correto sobre o conceito de ideologia.

01) Expressa a visão social de mundo de um grupo ou classe social que se impõe ou busca a imposição sobre outro.

02) Define as escolhas dos indivíduos e age sobre eles como um corpo sistemático de representações e de normas.

04) Gera processos de identificação e aceitação de comportamentos, condenando as condutas desviantes.

08) Pretende reproduzir a sociedade e a estrutura de classes que nela se estabelece.

16) Mantém independência dos processos cotidianos da vida social, tendo suporte nas relações estabelecidas no mundo do trabalho.


(UEM – 2011 - Inverno) Questão  07

“Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi  algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na
sociologia esta influência é particularmente marcante.” (MARTINS, Carlos B.  O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8).

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto.

01) A análise da sociedade moderna se deu a partir de um debate harmonioso e consensual entre diferentes pensadores.

02) A sociologia tem uma dimensão política, e seus conceitos e suas teorias contribuem para manter ou alterar as relações de poder existentes na sociedade.

04) As duas Revoluções do século XVIII, a Industrial e a Francesa, são marcos importantes para pensar a instalação definitiva da sociedade capitalista.

08) As consequências da rápida industrialização e  urbanização do capitalismo (prostituição, suicídio,  alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência,  epidemias etc.) não são objetos de reflexão  sociológica.

16) As explicações sociológicas devem buscar a neutralidade científica, evitando interferir nos rumos escolhidos por determinados grupos sociais.

(UEM – 2009 - Inverno)  Questão  15

Leia o texto a seguir:

“A Sociologia não se limita ao estudo das condições de existência social dos seres humanos. Todavia, essa constitui a porção mais fascinante ou importante de seu objeto e aquela que alimentou a própria preocupação de aplicar o ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais. Ora, ao se falar do homem, como objeto de indagações específicas do pensamento, é impossível fixar, com exatidão, onde tais indagações se iniciam e quais são os seus limites. Podese, no máximo, dizer que essas indagações começam a adquirir consistência
científica no mundo moderno, graças à extensão dos princípios e do método da ciência à  investigação das condições de existência social dos seres humanos. Sob outros aspectos, já se disse que o homem sempre foi o principal objeto da curiosidade humana. Atrás do mito da Religião ou da Filosofia sempre se acha um agente humano, que se preocupa, fundamental e  primariamente, com questões relativas à origem, à vida e ao destino de seus semelhantes.”

(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACCHI, Marialice e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p.11.)

Pode-se concluir do texto que a Sociologia

01) nasce e se desenvolve procurando compreender a Idade Média. Os sociólogos utilizaram os recursos  explicativos gerados, sobretudo, pelas doutrinas religiosas para analisar a organização do mundo.

02) empreende uma reflexão sistemática sobre as
transformações sociais em curso nas sociedades em que a ciência se tornou uma poderosa ferramenta de compreensão do mundo.

04) define, ao refletir sobre os conflitos estabelecidos nas relações entre indivíduo e sociedade, que a função  dos sociólogos é encontrar soluções para esses conflitos.

08) objetiva construir formas de conhecimento científico sobre a realidade, estabelecendo teorias e  metodologias que gerem compreensão dos   fenômenos sociais.

16) elabora um estudo organizado do comportamento humano. Logo, podem ser objetos de estudo dessa ciência, dentre outros: as  formas de exclusão social, os novos arranjos familiares, os processos de construção da cidadania e o fenômeno da violência urbana.

(UEL) O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema.

a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.
b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.
c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.
d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.




(UEL) Um jovem que havia ingressado recentemente na universidade foi convidado para uma festa de recepção de calouros. No convite distribuído pelos veteranos não havia informação sobre o traje apropriado para a festa. O calouro, imaginando que a festa seria formal, compareceu vestido com traje social. Ao entrar na festa, em que todos estavam trajando roupas esportivas, causou estranheza, provocando risos, cochichos com comentários maldosos, olhares de espanto e de admiração. O calouro não estava vestido de acordo com o grupo e sentiu as represálias sobre o seu comportamento. As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim (1858-1917), como fato social.

Considere as afirmativas abaixo sobre as características do fato social para Émile Durkheim.

I. O fato social é todo fenômeno que ocorre ocasionalmente na sociedade.
II. O fato social caracteriza-se por exercer um poder de coerção sobre as consciências individuais.
III. O fato social é exterior ao indivíduo e apresenta-se generalizado na coletividade.
IV. O fato social expressa o predomínio do ser individual sobre o ser social.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são corretas.
e) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.

(UEL) Por trás das disputas que os candidatos travam pela preferência do eleitorado, há uma base minuciosa de informações. Perto das eleições, os concorrentes debruçam-se sobre gráficos, planilhas e tabelas de preferências de voto, buscando descobrir quais as tendências dos eleitores. Pesquisadores, escondidos atrás de vidros espelhados, acompanham as conversas de grupos de pessoas comuns de diferentes classes que, em troca de um sanduíche e um refrigerante, comentam e debatem as campanhas políticas. Nessa técnica de pesquisa qualitativa, descobre-se, além da convergência das intenções, as motivações que se repetem nos votos dos eleitores, as razões gerais que poderiam fazê-los mudar de opção, como eles propõem e ouvem argumentos sobre o tema.

A aplicação do modelo de pesquisa que aparece descrito no texto baseia-se, principalmente, na teoria sociológica de Max Weber (1864-1920). A utilização dessa teoria indica que os pesquisadores pretendem:

a) investigar as funções sociais das instituições, tais como igreja, escola e família, para entender o comportamento dos grupos sociais.
b) pesquisar o proletariado como a classe social mais importante na estruturação da vida social.
c) analisar os aparelhos repressores do Estado, pois são eles que determinam os comportamentos individuais.
d) estudar a psique humana que revela a autonomia do indivíduo em relação à sociedade.
e) pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais.

(UEL) O pensamento científico, além de auto definir-se, também classifica e conceitua outras formas de pensamento. Por exemplo, é possível encontrar a definição de pensamento mítico como aquele que “vai reunindo as experiências, as narrativas, os relatos, até compor um mito geral. Com esses materiais heterogêneos produz a explicação sobre a origem e a forma das coisas, suas funções e suas finalidades, os poderes divinos sobre a natureza e sobre os humanos”. (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 161.)

Assinale a alternativa que apresenta a afirmação que está de acordo com a definição de pensamento mítico dada acima.

a) “Acredito em coincidência e essa [a transferência do local do jogo] é uma vantagem a mais para nós nesta final. Foi lá que conquistamos nosso primeiro título”. (declaração da capitã do time de vôlei do Vasco da Gama ao comemorar a transferência da partida contra o Flamengo para um ginásio de sua preferência)
b) “Considero a sexta-feira 13 um dia ‘nebuloso’. Para mim, o poder da mente é forte e aquelas pessoas que pensam negativamente podem atrair má sorte. Não creio que ocorram coisas ruins para mim, mas prefiro me precaver com patuás e incensos”. (estudante, 24 anos)
c) “Não temo o desemprego, quem com Deus está, tudo pode.” (depoimento de um candidato a emprego de gari no Rio de Janeiro, disputando vaga com outros 40 mil candidatos)
d) “Viemos em busca da ‘Terra sem males’, atrás do ‘Éden’. Estamos atrás do ‘paraíso’ sonhado por nossos ancestrais e ele se encontra por essas regiões.” (explicação dada por líder guarani diante do questionamento sobre a instalação de grupos indígenas em áreas de mata atlântica
protegidas por lei)
e) “As principais causas da exclusão educacional apontadas pelo censo do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], além do trabalho infantil, são a pobreza, a distância entre a escola e a residência, a distorção idade série e até o tráfico de drogas.” (divulgação na imprensa
de dados do IBGE sobre educação)

Respostas:
1 - A
2 - 7
3 - 6
4 - 15
5 - 6
6 - 26
7 - A
8 - C
9 - E
10 - E

Bons estudos!

6 comentários:

Anônimo disse...

A RESPOSTA DA QUESTÃO 8 ESTÁ ERRADA, A OPÇÃO CORRETA É A II E III.

julio lourenco disse...

Corrigido

julio lourenco disse...

Corrigido

Alex Sousa disse...

Bom dia,
verificando questão 3 achei que a minha resposta não batia com a do gabarito e fui pesquisar. Encontrei algumas modificações. A prova é de Verão de 2010 e a soma da 14 pois as opções corretas são a 2, 4 e 8 que somado da 14. Por favor, só verifica no site da universidade.

Anônimo disse...

por que as resposta estão com numeros totalmente diferente dos que estão descritos nas respostas?

Anônimo disse...

onde estão as respostas corretas desse site.pq ai não tem nenhuma certa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails